19/03/2014

Informática & Tal: Dicas de como melhorar as pesquisas no Google


A maior parte dos utilizadores não tira o máximo partido do motor de pesquisa da Google, assim vou dar dicas de como pesquisar melhor (logo encontrar melhor). Poderá clicar nos exemplos para melhor entender o que cada termo de pesquisa retorna como resultado.


Pesquisar uma palavra ou frase exata 
"pesquisa"
Use aspas para pesquisar uma palavra exata ou um conjunto de palavras em uma página da Web. Esse recurso é útil ao pesquisar letras de música ou frases de um livro. Mas use isso somente se estiver procurando uma palavra ou frase exata. Caso contrário, você excluirá muitos resultados úteis por engano.
Excluir uma palavra
-pesquisa
Adicione um traço (-) antes de uma palavra ou um site para excluir todos os resultados que incluem essa palavra. Isto é útil especialmente para diferenciar palavras com vários significados, por exemplo, para termos a certeza que aparece a velocidade do coelho, sem aparecer o nosso Primeiro Ministro. Ou no exemplo seguinte para mostrar sites que falem de pandas, excluindo a Wikipédia
Pesquisar em um site ou domínio
site:
Veja resultados apenas de determinados sites ou domínios. Por exemplo, é possível encontrar todas as referências a "Informática" neste blog ou em qualquer website de Portugal (que termina em .PT). 
Pesquisar páginas vinculadas a um URL
link:
Encontre páginas associadas a uma página específica. Por exemplo, é possível localizar todas as páginas associadas a makedadaisy.blogspot.com.
Pesquisar páginas semelhantes a um URL
relacionado:
Encontre sites semelhantes a um URL que  já conhece. Se pesquisar sites relacionados a makedadaisy.blogspot.com, encontrará outros sites de publicações que lhe podem interessar.
Preencher o espaço em branco
*
Use um asterisco numa pesquisa como marcador para termos desconhecidos entre palavras. Use aspas para encontrar variações da frase exacta ou para lembrar palavras no meio de uma frase.
(como não sou tendencioso, adivinhem onde vai parar a pesquisa)
Pesquisar uma das palavras
OU
Se desejar pesquisar páginas que contenham apenas uma entre várias palavras, inclua OU (em maiúsculas) entre as palavras. Sem o OU, os resultados normalmente mostram somente páginas correspondentes a ambos os termos.
Encontrar informações sobre um site
info:
Receba informações sobre um URL, incluindo a versão em cache da página, páginas semelhantes e páginas associadas ao site. 
Ver uma versão em cache de um site
cache:
Veja como estava a página a última vez que o Google indexou o site/blog. 

Com estas dicas, de certeza vai encontrar aquele casaco "lindão", no site da Zara (acho que não estou a dizer nenhum disparate, mas perdoem-me que a minha onda é informática e não moda) :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!