21/10/2014

Magreza/ Gordura

Não disse nada quando estalou a polémica com a Jessica Athayde, que supostamente desfilou mais roliça do que de costume e num mau ângulo, e também não disse nada quando a Sara Sampaio respondeu a dizer que as pessoas também criticam as mais magras e chamando-as anoréticas. E não disse porquê? Porque eu já sofri de ambos os problemas e efectivamente, o que está mal não é alguém estar mais gordo ou mais magro, o problema aqui são as mulheres, somente elas, onde eu estou incluída. Isto está-nos no sangue, nos gemes, não há nada a fazer.
Senão, vejamos, eu já fui um pau de virar tripas, até aos 27 anos pesei 49 quilos, era magra como tudo, mas não tinha qualquer tipo de distúrbio, apenas tinha uma tiróide que funcionava normalmente. E o que eu sofri, ao longo de todos esses anos, com os comentários, as "bocas", as supostas doenças que achavam de que eu padecia, as quantidades de comprimidos para engordar que tive que tomar. E sofre-se mesmo bastante, porque os jovens têm sempre imensos complexos, a família não ajuda e os comentários são bastante dolorosos. E não me venham dizer que e treta, é verdade, sofre-se muito. Até que, finalmente lá consegui, aos 30 anos, engordar uns quilos e deixei de ser a "anorética", para passar a ser  "gorda".  Porque, mais uma vez, a tiróide resolveu "passar-se" e começou a funcionar lentamente. Para mim, que era uma ingénua, pensei tinha acabado o pesadelo, já era mais gorda, iam-se calar, pensava. Mas pensava mal, começou outro calvário. Que estava demasiado gorda, que ficava feia, que era barriguda, não encontrava roupa que me servisse, devia ir ao Tallon (que era, na época, o médico das obesas), que nem parecia eu e rebeubéu pardais ao ninho.
A sério, é doloroso. A pressão psicológica exercida sobre o corpo é excessiva, só se fala em dietas e exercícios e alimentos, e mais corridas e mais magreza. Que fique bem claro que o exercício é óptimo para a saúde, assim como uma boa alimentação, mas nada de excessos. Lá por uma pessoa ser mais gordinha, não quer dizer que seja feia ou mal feita, é importante sabermos viver com o corpo que temos, sem culpas ou remorsos. Até porque a beleza duma pessoa, sejamos francos, não está no corpo, está na cabeça, que pode ser adornada com um corpo giro, nada mais. Ser feliz, isso sim, ter momentos felizes é que nos faz bem. As mulheres são tramadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!